quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Declutter

Desde que minha mãe se foi, eu já fiz várias sessões de "Declutter" em casa, mas bem, o que vem a ser isto, ao pé da letra significa destralhar, livrar-se do que não serve mais. Dona Juju (minha mãe), era bem do tipo, "não vou jogar fora não, vai que um dia serve", e durante alguns anos pensei exatamente igual a ela, se está ali, para que jogar fora e num futuro ter que fazer um gasto desnecessário.

Com a minha nova função, de gerente do lar, eu percebi que quanto mais itens eu tivesse em casa, maior seria a quantidade de coisas para cuidar, limpar, e decidi que aplicando um pequeno questionário diante de cada coisa que eu encontrava, eu poderia me livrar de muita coisa que poderia me sobrecarregar na minha função.

Embora com esse nome difícil, todo mundo algum dia já fez uma espécie de "declutter", é, bem aquela famosa faxina que um dia fazemos no nosso quarto, onde retiramos tudo do guarda-roupas, separamos o que é lixo, o que é para ser doado, o que está fora do lugar e depois retornamos apenas os itens que nos interessa, certo? Pode ser, mas em partes, quando decidimos fazer um declutter de verdade, vamos mais além, pois nessas faxinas, ocorre muito de deixarmos itens desnecessários que temos apenas por apego.

Dos blogs que leio, achei um questionário bem interessante no Chega de bagunça, e é o que tenho utilizado ao realizar o declutter em casa, vamos lá (fiz algumas alterações no questionário original apenas para ficar mais genérico):



Analise bem todas as peças, livre-se dos excessos e separe para doações aquilo que não usa a mais de um ano. 

Pergunte a si mesmo(a) quais e quantas peças você mantém por mero valor emocional?

Verifique se aquele item tem utilidade no seu dia a dia.

Se você se desfazer dessa peça, ela poderá ser reposta com facilidade?

Caso alguma peça necessite de reparos, vale a pena consertar?

A peça será mais útil para outra pessoa ou em outro espaço?


Eu neste momento estou dando uma pausa para fazer esta postagem no blog, mas estou em meio a um declutter na minha cozinha, e posso dizer, já tirei muita coisa, e creio que amanhã antes que eu finalize muita coisa vai sair de lá, e por enquanto o que posso dizer é: faça, sem dó e sem piedade, pois a primeira sensação é, a de que não precisamos de muito para viver, e mais, ganhei muito espaço nos armários que deu para guardar itens que estavam atrapalhando na outra cozinha, é eu tenho duas cozinhas, isso explico depois. E amanhã eu vou postar as fotos pra vocês do antes, durante e depois, parece que vai ficar bem clean.


Nenhum comentário:

Postar um comentário