Olá a todos, como estão ? Pularam muito carnaval ? Ora bem, sambei a bessa, e sabem em qual bloco eu saí ? Unidos da faxina minha gente, quem mais andou a sambar por lá também ? Pois bem, eis que o processo de destralhar chegou ao ponto "fino" da coisa, tirei as coisas que não queria de armários e gavetas, ao final rendeu bons e grandiosos sacos de lixo, o bem entrou na onda e fez um declutter nos discos de filme dele, fiquei o sábado e o domingo com um propósito, o interior da casa tem que estar totalmente limpos, custe o que custar. E assim foi, já passava das 0h30 de segunda-feira quando fui para a cama, e olha que eu teria que estar no trabalho às 7h para sair as 19h.
Na terça-feira resolvi ter um dia livre, mesmo tendo serviços a fazer, e recebi amigas em casa para uma tarde de devaneios gastronômicos e gulosos, e pasmem, todos gastroplastizados e pensa numa turminha que come bem. Para o almoço fizemos uma saladona linda, spaghetti com creme de brocolis e gorgonzola, coxas de frango assadas e batatas aperitivo assadas ao alecrim e azeite; antes de finalizar o almoço já bati um bolo de cenoura e pus a assar no forno para o lanche da tarde e a Ursinha fez a cobertura de chocolate, a Lica tinha feito danoninho caseiro, e a Cris levou pães de queijo para assar. Depois do lanche fomos ver o remake de "Footloose" e claro, o trio mais que perfeito, filme, pipoca (Yoki com toque do chef) que a Mari levou e guaraná (Zero, claro) rsrs
Voltando aos trabalhos, na quarta-feira, saí para resolver problemas na rua, e que trânsito, mas foi bom porque consegui encontrar na LeRoy alguns itens para ajudar na organização dos armários da cozinha e outras coisinhas para jardinagem. Depois fui a Multicoisas trocar um organizador de medicamentos que comprei para o meu pai e que havia vindo com defeito. Chegando em casa, comecei a limpeza dos armários da minha varanda gourmet e a tocar a organização, terminei tudo na parte interior e deixei a limpeza da parte externa para o dia seguinte. Eis que ontem quando acordo vejo o freezer pingando, eu soltei um $#%@$! quem deixou a porta aberta ? E lá vamos nós alterar o planejamento, aproveitei e fiz um descongelamento e limpeza com água sanitária. Aproveitei, e declutter lá também, joguei fora algumas coisas que estavam já passadas, coloquei por ordem de data de compra, para o consumo e ao fim foi proveitoso porque agora sei o que tenho estocado. Aproveitei o embalo e fiz o mesmo nas duas geladeiras, piquei vegetais e frutos para congelar, pois o objetivo não é só tornar as coisas práticas, mas também sustentáveis evitando o desperdício. Fiz o almoço, descansei um pouco e conclui a limpeza geral da varanda, ficou tudo tão limpinho e organizado. Só estou com medo de estar com TOC por mania de organização, pois andei a ver uns blogs de umas colegas portuguesas e já estou pensando em mudar algumas coisinhas numas gavetas.
Até mais pessoal e let's declutter!
Muito mais que um "dono de casa", um gerente do lar. Partilharei aqui com vocês, dicas e soluções para as mais diversas situações que nos deparamos na árdua tarefa de cuidar do nosso cantinho. Porque a nossa missão aqui é descomplicar!
Mostrando postagens com marcador Declutter. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Declutter. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Declutter e limpeza da cozinha
Consegui deixar a cozinha brilhando, e ao final consegui me libertar de um monte de tralha que não me serve mais, mas que ainda servirá a outras pessoas. Ganhei espaço nos armários e pude acondicionar algumas coisas que estavam atrapalhando em outro armário, e ainda assim ficou com espaços vazios. Investi apenas em alguns potes plásticos que foram substituídos e duas cestas organizadoras. Para limpar os armários que estavam um pouco encardidos eu utilizeis Veja X14 com cloro ativo, dentro estava com um cheirinho de mofo eu borrifei uma solução de água com vinagre em partes iguais. Para deixar o chão brilhando lavei com o veja e saponáceo em pó, e após um pano com Limpador Veja para deixar um cheirinho gostoso. Foi cansativo, consumiu tempo, mas o resultado é surpreendente, porém a parte mais difícil vem agora, manter essa organização, e para isso, basta estar sempre de olho, dedicando apenas 15 minutos semanais creio ser possível manter tudo como está. E aí, vamos nos organizar ?
Antes da organização
Durante a organização
Depois da organização
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Declutter
Desde que minha mãe se foi, eu já fiz várias sessões de "Declutter" em casa, mas bem, o que vem a ser isto, ao pé da letra significa destralhar, livrar-se do que não serve mais. Dona Juju (minha mãe), era bem do tipo, "não vou jogar fora não, vai que um dia serve", e durante alguns anos pensei exatamente igual a ela, se está ali, para que jogar fora e num futuro ter que fazer um gasto desnecessário.
Com a minha nova função, de gerente do lar, eu percebi que quanto mais itens eu tivesse em casa, maior seria a quantidade de coisas para cuidar, limpar, e decidi que aplicando um pequeno questionário diante de cada coisa que eu encontrava, eu poderia me livrar de muita coisa que poderia me sobrecarregar na minha função.
Embora com esse nome difícil, todo mundo algum dia já fez uma espécie de "declutter", é, bem aquela famosa faxina que um dia fazemos no nosso quarto, onde retiramos tudo do guarda-roupas, separamos o que é lixo, o que é para ser doado, o que está fora do lugar e depois retornamos apenas os itens que nos interessa, certo? Pode ser, mas em partes, quando decidimos fazer um declutter de verdade, vamos mais além, pois nessas faxinas, ocorre muito de deixarmos itens desnecessários que temos apenas por apego.
Dos blogs que leio, achei um questionário bem interessante no Chega de bagunça, e é o que tenho utilizado ao realizar o declutter em casa, vamos lá (fiz algumas alterações no questionário original apenas para ficar mais genérico):
Analise bem todas as peças, livre-se dos excessos e separe para doações aquilo que não usa a mais de um ano.
Pergunte a si mesmo(a) quais e quantas peças você mantém por mero valor emocional?
Verifique se aquele item tem utilidade no seu dia a dia.
Se você se desfazer dessa peça, ela poderá ser reposta com facilidade?
Caso alguma peça necessite de reparos, vale a pena consertar?
A peça será mais útil para outra pessoa ou em outro espaço?
Eu neste momento estou dando uma pausa para fazer esta postagem no blog, mas estou em meio a um declutter na minha cozinha, e posso dizer, já tirei muita coisa, e creio que amanhã antes que eu finalize muita coisa vai sair de lá, e por enquanto o que posso dizer é: faça, sem dó e sem piedade, pois a primeira sensação é, a de que não precisamos de muito para viver, e mais, ganhei muito espaço nos armários que deu para guardar itens que estavam atrapalhando na outra cozinha, é eu tenho duas cozinhas, isso explico depois. E amanhã eu vou postar as fotos pra vocês do antes, durante e depois, parece que vai ficar bem clean.
Dos blogs que leio, achei um questionário bem interessante no Chega de bagunça, e é o que tenho utilizado ao realizar o declutter em casa, vamos lá (fiz algumas alterações no questionário original apenas para ficar mais genérico):
Analise bem todas as peças, livre-se dos excessos e separe para doações aquilo que não usa a mais de um ano.
Pergunte a si mesmo(a) quais e quantas peças você mantém por mero valor emocional?
Verifique se aquele item tem utilidade no seu dia a dia.
Se você se desfazer dessa peça, ela poderá ser reposta com facilidade?
Caso alguma peça necessite de reparos, vale a pena consertar?
A peça será mais útil para outra pessoa ou em outro espaço?
Eu neste momento estou dando uma pausa para fazer esta postagem no blog, mas estou em meio a um declutter na minha cozinha, e posso dizer, já tirei muita coisa, e creio que amanhã antes que eu finalize muita coisa vai sair de lá, e por enquanto o que posso dizer é: faça, sem dó e sem piedade, pois a primeira sensação é, a de que não precisamos de muito para viver, e mais, ganhei muito espaço nos armários que deu para guardar itens que estavam atrapalhando na outra cozinha, é eu tenho duas cozinhas, isso explico depois. E amanhã eu vou postar as fotos pra vocês do antes, durante e depois, parece que vai ficar bem clean.
Assinar:
Postagens (Atom)

